Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
JAN
22

ANDRADINA ADERE AO PACTO NACIONAL PARA SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO E QUALIFICAÇÃO NA EJA

Quarta, 22/01/2025

A Prefeitura de Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, uma importante iniciativa lançada pelo Ministério da Educação em 2024. O programa busca erradicar o analfabetismo e elevar o nível de escolaridade de jovens, adultos e idosos que não completaram o ensino fundamental ou médio.

O programa fez parte de uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo, no estado de São Paulo está sendo implementado pela UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação e pela CONSED – Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação.

Com o compromisso de ampliar o acesso à educação, a Secretaria Municipal de Educação  está com matrículas abertas para a EJA em 2025, com oferta da modalidade nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), com funcionamento no período noturno na “EMEBI Humberto Passarelli”, sito à rua Guiomar Soares de Andrade, 635 - Jardim Europa, contando com transporte escolar, merenda de qualidade, recursos tecnológicos: tabletes para uso individual, laboratório de informática, dentre outras tecnologias.

Os desafios para melhorar os índices de alfabetização são grandes, de acordo com último estudo realizado pela Fundação Seade (2010), a taxa de analfabetismo em Andradina para pessoas de 15 anos ou mais era de 5,9%. Entre os idosos, o analfabetismo era de 20,7%, enquanto entre os mais jovens (15 a 29 anos) a proporção de analfabetos era de 1,1%.

Segundo o Censo Demográfico de 2022, o analfabetismo caiu em nível nacional, mas continua mais alto entre idosos, assim como entre a população negra.

Para a Secretária Municipal de Educação Estela Goda e Coordenadora Estadual do Pacto EJA pela UNDIME Laura de Cássia Ribeiro Adamo, a adesão ao Programa representa ação assertiva na busca ativa aos cidadãos andradinenses que não tiveram oportunidades de estudo na idade certa.